Atingiu-se um novo máximo histórico!
Mais uma vez, Portugal voltou a superar expectativas, tendo este ano um crescimento de 3,2% em exportações de calçado face a 2015. A boa nova foi anunciada pela APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de pele e seus Sucedâneos. Isto significa que, pelo sétimo ano consecutivo, houve um crescimento de vendas nos mercados externos, e em 2016 exportou-se mais de 81 milhões de pares de calçado num valor superior a 1923 milhões de euros. Todos estes pares “made in Portugal”!
Este crescimento de exportações também se revelou no aumento do emprego, pois a indústria do calçado foi a responsável por quase 10 mil novos postos de trabalho nos últimos seis anos. Este facto foi destacado pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esta semana durante a sua visita à famosa feira de calçado, theMicam. Como poderá já saber, theMicam é a maior feira de calçado do mundo, reunindo diversas marcas de vários cantos em Milão. E este ano, Portugal foi representado por 97 empresas, uma das maiores participações de sempre do sector! Entre estas marcas portuguesas, foi possível encontrar muitas conhecidas, como a Fly London e a Cubanas, mas também algumas novas.
Apesar da grande parte das exportações de calçado serem direccionadas a países europeus, também houve um crescimento significativo de exportações para os Estados Unidos. Para ter uma noção, nos últimos cinco anos, as exportações aumentaram 68 milhões de euros, apenas para os Estados Unidos. É por isso que na theMicam muitas marcas portuguesas anunciaram o seu interesse em reforçar presença nas principais cidades norte-americanas em 2018.
Estes fantásticos resultados deveram-se principalmente ao incentivo da APICCAPS em apostar nos mercados internacionais, através do projecto “A Indústria mais Sexy na Europa”, algo que promovem desde 2009. Recentemente lançaram a sua mais recente campanha, “Iconic, by Portuguese Shoes”, que pode ver na íntegra no seguinte vídeo:
“Inovador”, “único, “moderno”, “irreverente”… Estes são apenas alguns dos adjectivos que muitos usam para descrever o calçado português, para não falar da sua alta qualidade, desde do tipo de material até aos acabamentos. São estas razões e o seu preço competitivo que as mesmas pessoas referem quando explicam o porquê do calçado português estar acima do de vários outros países!
Agora já sabe. Em caso de dúvida, aposte sempre no calçado português, porque o que é nacional é bom! E sabe onde é que pode comprar o seu calçado português online? Todos os seus modelos preferidos estão aqui na EscapeShoes, onde pode encontrar as marcas que mencionámos neste post, assim como muitas outras, e quem sabe ainda mais no futuro. E com as novas colecções agora a chegar, esteja atenta ao site que lhe prometo que vale a pena!