Aposte em calçado português!
Na EscapeShoes, pode encontrar várias marcas de sapatos portugueses. Sabe quais são? Vai descobri-las neste post!
Mas, antes de mais, queremos que conheça melhor a forma como funciona a indústria do calçado em Portugal – em que zona do país se concentra, por que é tão atraente para o mercado externo e quais são as tendências de distribuição e de consumo atuais.
Sabia que, segundo dados de 2018, o nosso país produziu, nesse ano, mais de 80 milhões de pares de sapatos portugueses e foi a sexta maior força de exportação do mundo? É verdade, Portugal possui uma grande indústria de calçado, que se destaca pela sua qualidade e que está em constante aperfeiçoamento e crescimento, sobretudo em relação a marcas de design próprio.
Em 2021, durante a pandemia Covid-19, a indústria nacional do calçado registou o melhor resultado de sempre, com um crescimento das exportações de 12%. É, ainda, importante referir que os mercados internacionais absorvem 95% da produção nacional de calçado.
Embora a indústria mundial aponte para uma recuperação plena dos resultados pré-pandemia apenas em 2023, segundo dados da APICCAPS, Portugal já superou as melhores previsões. A nível mundial, a pandemia provocou uma quebra de consumo na ordem dos 20%. No entanto, na totalidade do ano, Portugal exportou 69 milhões de pares.
1. Onde se concentra a indústria do calçado português?
A maioria das empresas tem sede no norte do país, destacando-se dois grandes centros de produção: um em Felgueiras e Guimarães e outro em Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis. Ambos os centros produtivos estão localizados perto da cidade do Porto, que possui boas infra-estruturas e acessibilidade.
No panorama nacional, este setor empregava, em 2018, 40 000 pessoas, em cerca de 1500 empresas.
2. Quais são os factores que fazem com que a indústria do calçado português seja tão atraente para o mercado externo?
– Tem a capacidade de se antecipar a novas tendências, em produtos e materiais, e cria designs actuais, utilizando recursos inovadores.
– É pioneira no âmbito tecnológico, explorando novas ferramentas e técnicas de fabrico.
– Destaca-se pela qualidade nos seus produtos, sendo capaz de competir para oferecer sapatos confortáveis e duradouros para o consumidor.
Cada vez existem mais empresas portuguesas que investem no setor do calçado, o que, não só fomenta a competitividade, como também aumenta a rentabilidade.
3. Como é que evoluiu a distribuição do calçado, em função das tendências actuais?
Podemos dizer que, hoje em dia, a circulação do calçado é mais fácil e acessível. A razão é muito simples! Actualmente, há uma tendência muito evidente de concentração do calçado em lojas especializadas e grandes supermercados.
Existem, inclusivamente, lojas de calçado online, como a EscapeShoes. Por isso, a diversidade de marcas a preços competitivos é, agora, muito mais acessível.
4. Que hábitos tem o consumidor, hoje em dia, na compra de sapatos?
Ao longo da História, o consumismo tem evoluído segundo as necessidades e os costumes dos indivíduos. Pode ser precipitado generalizar, mas há duas características que definem o consumidor actual:
– Cada vez tem mais informação sobre os materiais que compõem o calçado e sobre a qualidade do mesmo.
– Devido ao tempo limitado, os centros comerciais e as lojas online são os lugares que escolhe para adquirir o seu calçado.
Concorda com estes parâmetros? Identifica-se com eles?
Depois desta contextualização acerca da indústria de calçado em Portugal, é natural que queira saber quais as marcas de sapatos portuguesas que temos disponíveis na EscapeShoes! Aqui vai:
– Cubanas
Uma marca dirigida a um público divertido e atrevido, principalmente feminino. Caracteriza-se pelo seu calçado que combina diferentes materiais e cores chamativas.
– Fly London
Uma marca dirigida para todos os públicos! Com sandálias, sapatos, botins e botas portuguesas que irão proporcionar-lhe elegância e conforto no seu dia-a-dia.
– Lemon Jelly
Uma marca adepta da moda sustentável, que procura combinar alegria e elegância nos pés das mulheres. Calçado em plástico reciclável, vegan e que promete perfumar os seus dias com o inconfundível aroma a limão.
– Ruika
Uma marca que assume um estilo irreverente e vanguardista, com calçado e acessórios alinhados com as tendências nacionais e internacionais!
– ASPORTUGUESAS
Após concluir que a cortiça tinha todas as características que procurava, Pedro Abrantes aliou-se à Amorim Cork Ventures, e em 2014 criaram a primeira Startup do grupo, a marca de calçado sustentável ASPORTUGUESAS.
Com qual destas marcas se identifica mais? Para facilitar a resposta, veja todos os sapatos portugueses disponíveis online na EscapeShoes!
E que tipo de consumidor é? É impulsivo ou demora algum tempo para fazer uma compra, com o intuito de encontrar o melhor equilíbrio entre preço e qualidade? Talvez seja dos que aproveitam todos os descontos e promoções. Será? Conte-nos tudo!
clique aqui para visitar a nossa loja online