Depois de passar todo o Inverno com calçado fechado, é normal que tenham aparecido alguns calos nos nossos pés. No post de hoje, vamos falar desta infecção tão comum e do que podemos fazer para eliminar facilmente as calosidades. Como? Com alguns truques caseiros muito simples! Irá exibir as suas sandálias e os seus chinelos com todo o prazer do mundo!
No post da EscapeShoes, um tema muito comum e, ao mesmo tempo, fácil de remediar: os calos nos pés! Tem vergonha em alguns momentos de usar calçado aberto? Custa-lhe usar essas socas que tanto gosta porque não quer que se vejam os seus calcanhares gretados? Hoje explicamos-lhe como pode pôr fim a tudo isso! Leu o nosso post anterior sobre os fungos nas unhas? Juntamente com este post, terá informação bem completa para que sinta orgulho em mostrar os seus pés.
Começamos por lhe informar que o nome técnico para se referir aos calos ou endurecimento da pele é hiperqueratose. Produz-se através da acumulação de queratina, que é uma proteína protectora. O que se acumulam são, nem mais nem menos, que as células mortas da pele. Na realidade, não se trata de uma infecção grave, é simplesmente um mecanismo de defensa para prevenir que apareçam, por exemplo, bolhas dolorosas.
Seguidamente, vamos tratar de alguns pontos-chave:
- Quais são os sintomas mais comuns?
– Engrossamento da camada externa da pele, ficando mais endurecida e mais grossa;
– Tem uma aparência mais descamada e seca;
– Apresenta uma cor amarelada ou esbranquiçada;
– Geralmente é indolor, mas pode irritar-se provocando moléstias ou pele vermelha.
- Quais são as causas mais frequentes?
A maior parte das vezes, produz-se através de roçamento e da fricção com o calçado ou pela pressão das estruturas ósseas com a pele. No caso de existir malformações nos ossos ou uma má postura ao caminhar, esta infecção poderá ser ainda mais habitual.
- Quais são as zonas dos pés ondem aparecem com mais frequência?
Os calos podem aparecer em qualquer parte do pé, mas existem algumas áreas mais expostas:
– Os dedos. Mais concretamente, o dedo mindinho e o dedo grande do pé costumam ser os mais afectados. O motivo é a fricção que algum tipo de calçado mais estreito pode produzir na biqueira, que oprima as laterais.
– As plantas dos pés. Sobretudo, na zona mais almofadada, onde dobram os dedos. Produz-se devido a uma sobrecarga que recai, normalmente, sobre esta parte do pé.
– O calcanhar. O motivo também é a sobrecarga, mas, neste caso, para além disso, contribui a falta de hidratação. Como sabe, pode dar lugar a pés gretados antiestéticos e problemas de difícil cura.
- Que prevenções podemos tomar para evitar a hiperqueratose?
É preciso prestar muita atenção ao calçado que usamos. Devemos tentar que seja de materiais suaves e flexíveis onde os pés se sintam livres, evitando que pressione sobretudo a zona dos dedos. Aqui vão uns pequenos detalhes a ter em conta:
– Evitar o calçado com salto, principalmente num uso diário. Os saltos altos fazem com que a maior parte do pé do nosso corpo se recaia sobre a parte da frente do pé. Evitando-os, iremos conseguir repartir o peso de uma maneira mais adequada.
– Usar calçado pessoal e evitar partilhá-lo com outras pessoas. O calçado adapta-se à forma do pé que o calça e, visto que cada um tem os pés diferentes, pode provocar fricção em distintas zonas.
– Tentar não usar o mesmo calçado todos os dias. É muito importante variar e ter vários pares para poder alterná-los. Desta forma, estaremos a evitar fricções sempre nas mesmas áreas do pé.
– Evitar caminhar descalço. Sem dúvida, andar sem sapatos, fortalece os músculos dos nossos pés, mas a pressão que se exerce sobre a planta pode provocar a acumulação da queratina da qual falámos.
– Utilizar meias de algodão sem rugosidades. Sobretudo, devemos ter um cuidado especial na hora de realizar actividades físicas ou desportivas.
- Quer saber como se pode tratar os calos? Incluímos também alguns remédios caseiros!
Todos sabemos que a lima para os pés e a pedra-pomes são dois utensílios imprescindíveis. O uso de cremes tópicos que contêm ácido salicílico, ácido glicólico, ureia ou tretinoína são também uma grande ajuda. Porquê? Por várias razões:
– Dissolvem a queratina;
– São exfoliantes;
– Suavizam a pele;
– Aumentam a hidratação.
É claro que, se a infecção permanece provocando um grande incómodo, o recomendável é consultar um podólogo. O especialista poderá achar conveniente realizar uma quiropodia, que consiste na eliminação do calo com bisturi.
É importante que saiba que, efectivamente, com este sistema fica eliminado. Em contrapartida, as calosidades voltam a aparecer com o passar do tempo. Por isso, é também importante procurar a razão que faz com que apareçam. Normalmente se resolve com palmilhas ou suportes à medida. Ah! E as pessoas com diabetes são as mais propensas!
Para que possa tratar esta infecção tão comum desde a sua casa, convidamos-lhe a conhecer alguns métodos facilíssimos:
– Meter os pés em água de sal quente para que se suavizem as calosidades, é um truque que funciona muito bem. Depois, deve retirar a pele com pedra-pomes ou lima para os pés e aplicar creme hidratante.
– Outro método estupendo para suavizar é colocar folhas de alho francês em vinagre de vinho e deixar macerar durante um dia. Deixe os pés de molho no vinagre e use pedra-pomes para eliminar o excesso de pele.
– Em alternativa, coloque os pés em água de camomila. Basta ferver 1 litro de água e juntar uma colher ou duas de camomila.
– Ponha um dente de alho sobre o calo e deixe-o actuar. Pode segurá-lo facilmente com fita-cola.
– Experimente também esfregar a zona afectada com meia cebola, sumo de limão ou Aloe Vera.
– Um sistema muito efectivo é juntar 5 ou 6 aspirinas a 1 colher de sumo de limão espremido. Deverá aplicar a pasta que se forma sobre as durezas, cobrir com película aderente e deixar actuar durante 15 minutos. Depois, pedra-pomes e tudo pronto!
Por vezes, os pés são uma parte do nosso corpo que descuidamos. Porém… claro! Chega o Verão e, juntamente com este, as sandálias… e… é quando nos lembramos. Não se esqueça que os nossos pés são os que nos sustêm dia-a-dia e merecem um cuidado especial durante todo o ano.
Vai pôr em prática estes conselhos que lhe mostrámos hoje? Irá ter uns pés bonitos e irá querer mostrá-los! Irá ver como nota a diferença em pouco tempo! Agora só tem que escolher o seu calçado favorito na EscapeShoes e fazer a sua compra online!