Conhece as suas origens?
No mundo da moda, raramente surgem objectos novos nunca antes vistos. O habitual é encontrar peças reinventadas, calçado melhorado, designs repensados. Sem dúvida, todos estes valiosos e originais, mas que nos parecem familiares. Pois, com as socas passa-se o mesmo. Como? Não sabe? Então, continue a ler e saiba a história do calçado que é tendência nesta temporada.
De um acessório para trabalhar no campo a um complemento de moda para os seus melhores looks, as socas tiveram uma longa vida e fizeram parte da cultura de países como Suécia, Espanha, Portugal ou Países Baixos. Os modelos originais, feitos de madeira de amieiro, faia ou nogueira, eram talhados numa única peça, grossa e muito resistente. As socas tradicionais de Portugal tinham a sola de madeira e o resto se fazia de couro e unia-se à madeira com umas tachas ou remates. Utilizavam-se, e há quem ainda as use, em zonas húmidas e trabalhos que requeriam passar por terrenos molhados ou lamacentos. A sua estrutura, que, em alguns modelos, nos remete a um barco, e os seus pequenos saltos de madeira tornava-os perfeitos para os trabalhos mais duros. O pé ia protegido por uma sapatilha de lona grossa ou uma peça de lã que se enrolava no pé e se atava.
Este calçado de trabalho, que continua a fazer parte dos trajes tradicionais destes países, podia ser decorado, tanto com diversos relevos talhados sobre a madeira como com incrustações de outros tipos de madeira em diferentes cores, ou bem pintados.
Era de esperar que sofresse muitas mudanças ao longo da sua vida. Com linhas mais suaves e acabamentos mais delicados, a soca que conhecemos agora é aberta na zona do calcanhar, mais semelhante ao modelo português, e actualmente pode encontrar-se em materiais como plástico ou cortiça. De facto, continua a ser utilizado como um calçado de trabalho em muitas empresas e é comum vê-la como parte do uniforme do pessoal de hospitais, feito totalmente de borracha. Mas, já alguma vez tinha imaginado que este rudimentar sapato se tornasse numa peça de moda, reinventada por grandes marcas?
As solas de madeira converteram-se num ícone do movimento Hippy nos anos 70, e depois de várias décadas na sombra, voltam a arrasar desde há alguns anos e vão ganhando protagonismo ao mesmo tempo que altura. Adoramos as socas com salto alto! Tornaram-se numa peça imprescindível em qualquer armário e é possível encontrar tantos designs cheios de criatividade e estilo, como os da marca portuguesa Xuz, que os faz de forma artesanal em madeira de amieiro, combinando materiais de alta qualidade e detalhes fantásticos como penas, tachas ou franjas.
Podemos dizê-lo mais alto, mas não mais claro… Precisa de um par de socas, já! E na EscapeShoes, poderá encontrar modelos interessantes e originais, baixos e altos. Estão à sua espera!