Tanto a Xuz como a Fly London caracterizam-se por incluir nas suas colecções algumas linhas com modelos de sola grossa. Dependendo da marca e do tipo de calçado, variam entre saltos altos, grossos, de cunha ou plataforma. Porém, no que vamos centrar realmente no post de hoje é nos materiais que cada uma destas marcas utiliza para compor as suas solas.
O que sabe sobre a madeira de amieiro e sobre a cortiça? É precisamente destes dois materiais dos quais vamos falar hoje no post da EscapeShoes. E porquê? Porque fazem parte das solas de duas das nossas marcas. Quer saber as razões por que a Fly London e a Xuz as escolhem para o fabrico do seu calçado? Irá se aperceber de que, para além do design, também tem a ver com as suas fantásticas propriedades.
Sem mais demora, vamos dividir o post em duas secções principais para que conheça mais detalhes sobre estes materiais.
XUZ – Madeira de amieiro.
- De onde se obtém?
O amieiro é a árvore da qual se extrai a madeira do mesmo nome. Pertence à família das betuláceas e, segundo as suas diferentes classes, é de folha caduca, quando nasce em zonas húmidas, e caducifólio, em áreas semisecas. Pode alcançar os 20m de altura, a sua casca é escamosa e numa cor acinzentada.
- Características e propriedades.
Uma curiosidade! Sabe porque antigamente em muitos países europeus se consideravam que o amieiro estava embruxado? Porque a sua madeira tem uma tonalidade clara… Porém, quando se corta e entra em contacto com o oxigénio, adquire uma cor castanha mais avermelhada ou alaranjada.
Esta madeira é bastante ligeira e também muito resistente, até na água. Absorbe bem os tratamentos de conservação e é fácil de talhar e de cortar, permitindo que fique com um acabamento fino.
- Usos.
É muito habitual utilizar a madeira de amieiro para o fabrico de vigas. Para que tenha uma ideia sobre a sua importância na construção, os alicerces dos edifícios de Veneza são feitos com madeira de amieiro comum.
Utiliza-se também para objectos leves e utensílios domésticos, como paus de vassouras, fósforos, lápis e caixas. Usa-se também para o fabrico de móveis e para instrumentos musicais.
A marca portuguesa Xuz faz todos os acabamentos do seu calçado à mão. Utiliza a madeira de amieiro, tão fácil de trabalhar, tanto para botas altas como para botins, socas ou sandálias. Repare que acabamento tão perfeito e polido.
Sem dúvida, oferece ao calçado uma grande resistência e estabilidade, o que irá fazer com que se sinta segura ao caminhar. Por outro lado, é leve, permitindo aos seus pés o descanso que necessitam durante todo o dia.
FLY LONDON – Cortiça.
- De onde se obtém?
É a casca de uma árvore chamada Quercus suber, conhecida habitualmente como sobreiro. Provém da Europa e do norte de África, e é de folha caduca. É importante esclarecer que a recolha da cortiça não danifica a árvore. A sua casca rugosa e grossa volta a reproduzir-se, podendo recolhe-la cada 9-14 anos. Sabia que a sua recolha é totalmente manual? Além disso, Portugal tem 50% da produção do mundo, até ao ponto de que a talha é proibida, expecto das árvores improdutivas.
- Características e propriedades.
Vamos resumir as propriedades da cortiça em diferentes pontos:
– É muito leve, visto que mais de 80% é ar;
– A sua grande elasticidade faz com que recupere o seu volume inicial quando se deixa de pressionar;
– A superfície é antiderrapante devido às suas microventosas;
– É flutuável e impermeável a líquidos e gases. Resiste à humidade sem deteriorar-se;
– Resiste ao fogo e é um isolador térmico.
- Usos.
Já sabe que se utiliza principalmente para fechar garrafas de vidro. Até ao ponto de que as rolhas de cortiça para o vinho representam 80% do negócio. Usa-se também para painéis decorativos para pôr nas paredes e afixar cartazes com pioneses.
E também muito frequentemente para a construção, por ser isolador térmico e acústico.
Cada vez mais, utiliza-se para fabricar palmilhas e solas de calçado.
É precisamente Fly London que lhe dá este uso e a inclui nas solas das linhas Glam, Milly ou Charlie. Pode observar que aparecem em diferentes formatos e em acabamentos mais robustos ou mais refinados.
De qualquer forma, a cortiça oferece uma base leve, durável e muito amortecedora para os seus pés. E, se reparar, tanto a Fly London como a Xuz dão às suas solas um acabamento de borracha por baixo. Para além de um remate perfeito, confere ainda mais resistência ao calçado, fazendo com que seja totalmente adequado para suportar os seus passos até ao final do dia.
Agora já sabe por que o calçado Xuz e o calçado Fly London são fantásticos para o seu dia-a-dia. Sem dúvida, trata-se de duas marcas que pensam no seu bem-estar, respeitando em todos os momentos o meio ambiente. Lembre-se de que pode comprar online na EscapeShoes diversos modelos de ambas as marcas. Vai deixá-los escapar?